AO TENTAR UTILIZAR MEU CERTIFICADO RECEBO A NOTIFICAÇÃO DE QUE ELE ESTÁ BLOQUEADO. O QUE DEVO FAZER?
O certificado é bloqueado quando a senha é inserida repetidamente de forma incorreta, por mais de 3 vezes consecutivas o procedimento a seguir é o mesmo para os cartões e tokens.
Se apenas o PIN do cartão foi bloqueado, siga os passos abaixo para desbloqueá-lo com o PUK.
Porém se o PUK também foi bloqueado ou se você não se recorda dessa senha, o cartão está inutilizado e o token terá que ser formatado e seu conteúdo será perdido caso a mídia não aceitar.
Entre em contato com uma de nossas unidades disponíveis no site e solicite um novo Certificado Digital.
QUAIS OS CUIDADOS DEVO TER COM A MINHA SENHA PIN E PUK E/OU SENHA DE SOLICITAÇÃO?
Cuidados com as senhas do certificado
- Senha de Utilização PIN cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
- Senha de Desbloqueio PUK cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
- Senha de Identificação e Revogação cadastrada no preenchimento da solicitação do certificado. Esta senha é imprescindível para a emissão ou cancelamento online do certificado. Em caso de perda, não será possível a emitir o certificado digital e o cancelamento deverá ser presencial em uma das localidades de atendimento SOLUTI
A senha é de uso pessoal e intransferível
- Nunca divulgue a senha do seu certificado digital para terceiros;
- Não digite a senha quando alguém puder observar suas mãos;
- Não anote a senha em papéis e guarde em gavetas ou embaixo do teclado, por exemplo.
Recomendamos que a senha escolhida seja forte, contendo letras maiúsculas e minúsculas, e números.
A senha do certificado digital não pode ser recuperada ou alterada em nossos canais de atendimento ao cliente.
PERDI MEU CARTÃO/ TOKEN CONTENDO MEU CERTIFICADO DIGITAL.COMO DEVO PROCEDER?
Em caso de perda do certificado,você deve revoga-lo imediatamente. Para isso entre em contato com uma de nossas unidades de atendimento disponíveis em nosso site e recebe mais informações.Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos Pontos de Atendimento da Rede Brasil Certificadora, munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.
COM O MEU CERTIFICADO DIGITAL MEU CONTADOR PODE REPRESENTAR MINHA EMPRESA?
Nunca entregue o seu certificado para terceiros
O certificado digital é um documento pessoal, que identifica o seu titular ou empresa em transações digitais. Por isso, recomendamos não deixá-lo em posse de terceiros;
Para transações com a Receita Federal, caso seja necessária a representação por um terceiro, recomendamos que seja utilizada a Procuração Eletrônica existente no Portal e-CAC. Essa procuração confere poderes para que um terceiro o represente utilizando um certificado digital próprio.
Todos os atos realizados perante à Receita Federal do Brasil utilizando o certificado digital são de responsabilidade única do titular.
INFORMAÇÕES SOBRE A SEGURANÇA DO CERTIFICADO DIGITAL
Os certificados digitais fornecidos pela Rede Brasil Certificadora são protegidos por senhas cadastradas pelo titular do certificado no momento da emissão. Para segurança de nossos clientes, a Rede Brasil Certificadora não mantém cópia de certificados e senhas, sendo de responsabilidade exclusiva do titular a guarda e o sigilo dessas informações.
Em caso de esquecimento da senha ou perda do certificado digital, será necessária uma nova emissão.