FAQ
CONCEITO


TESTE
PARTE-1

AO TENTAR UTILIZAR MEU CERTIFICADO RECEBO A NOTIFICAÇÃO DE QUE ELE ESTÁ BLOQUEADO. O QUE DEVO FAZER?

O certificado é bloqueado quando a senha é inserida repetidamente de forma incorreta, por mais de 3 vezes consecutivas o procedimento a seguir é o mesmo para os cartões e tokens. 

Se apenas o PIN do cartão foi bloqueado, siga os passos abaixo para desbloqueá-lo com o PUK. 

Porém se o PUK também foi bloqueado ou se você não se recorda dessa senha, o cartão está inutilizado e o token terá que ser formatado e seu conteúdo será perdido caso a mídia não aceitar.

Entre em contato com uma de nossas unidades disponíveis no site e solicite um novo Certificado Digital.

QUAIS OS CUIDADOS DEVO TER COM A MINHA SENHA PIN E PUK E/OU SENHA DE SOLICITAÇÃO?

Cuidados com as senhas do certificado

  • Senha de Utilização PIN cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Desbloqueio PUK cadastrada na apresentação dos documentos do titular do certificado;
  • Senha de Identificação e Revogação cadastrada no preenchimento da solicitação do certificado. Esta senha é imprescindível para a emissão ou cancelamento online do certificado. Em caso de perda, não será possível a emitir o certificado digital e o cancelamento deverá ser presencial em uma das localidades de atendimento SOLUTI

A senha é de uso pessoal e intransferível

  • Nunca divulgue a senha do seu certificado digital para terceiros;
  • Não digite a senha quando alguém puder observar suas mãos;
  • Não anote a senha em papéis e guarde em gavetas ou embaixo do teclado, por exemplo.

Recomendamos que a senha escolhida seja forte, contendo letras maiúsculas e minúsculas, e números.

A senha do certificado digital não pode ser recuperada ou alterada em nossos canais de atendimento ao cliente.

PERDI MEU CARTÃO/ TOKEN CONTENDO MEU CERTIFICADO DIGITAL.COMO DEVO PROCEDER?

Em caso de perda do certificado,você deve revoga-lo imediatamente. Para isso entre em contato com uma de nossas unidades de atendimento disponíveis em nosso site e recebe mais informações.Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos Pontos de Atendimento da Rede Brasil Certificadora, munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.

COM O MEU CERTIFICADO DIGITAL MEU CONTADOR PODE REPRESENTAR MINHA EMPRESA?

Nunca entregue o seu certificado para terceiros

O certificado digital é um documento pessoal, que identifica o seu titular ou empresa em transações digitais. Por isso, recomendamos não deixá-lo em posse de terceiros;

Para transações com a Receita Federal, caso seja necessária a representação por um terceiro, recomendamos que seja utilizada a Procuração Eletrônica existente no Portal e-CAC. Essa procuração confere poderes para que um terceiro o represente utilizando um certificado digital próprio. 

Todos os atos realizados perante à Receita Federal do Brasil utilizando o certificado digital são de responsabilidade única do titular.

INFORMAÇÕES SOBRE A SEGURANÇA DO CERTIFICADO DIGITAL

Os certificados digitais fornecidos pela Rede Brasil Certificadora são protegidos por senhas cadastradas pelo titular do certificado no momento da emissão. Para segurança de nossos clientes, a Rede Brasil Certificadora não mantém cópia de certificados e senhas, sendo de responsabilidade exclusiva do titular a guarda e o sigilo dessas informações.

Em caso de esquecimento da senha ou perda do certificado digital, será necessária uma nova emissão.